domingo, 28 de junho de 2009

É cedo ou tarde demais?

Renato Russo escreveu:
"Me embriaguei morrendo vinte e nove vezes
Vou aprender a viver sem você..."
E eu repassei essa música na minha cabeça por diversas vezes nessa última semana. Eu, definitivamente, não sei dizer tchau. Não sei me despedir e não consigo aprender a viver longe das pessoas com as quais me importo.
Claro, assim como todo mundo, já tive perdas e separações. E sobrevivi. Mas sempre que alguém importante para mim vai embora, parece que um pedaço meu vai junto. Um pedaço que eu não consigo recuperar mais.
Isso acontece desde as pequenas separações até as grandes.
Por exemplo, uma grande separação foram meus avós. Isabel, Aldeide e Vô Zeca. Os três foram e nunca mais vão voltar. Não há dia em que não me lembre do arroz com maionese na vó, a comida de domingo (só penso em comida, impressionante!), o meu avô reclamando do tempo que gastávamos tomando banho e suas frases prediletas: "Toma fundo de jumento na cara!" ou "Você gosta mesmo é de desenho!" Eles levaram uma parte de mim, que não volta mais.
Uma das pequenas separações com as quais eu sofro é em relação ao meu sobrinho. Sempre que o levo de volta para casa, espero até ele entrar totalmente pela porta e eu não vê-lo mais. Quando ele desaparece da minha vista, uma saudade doída entra no meu coração, e só é apaziguada quando ele aparece de novo. Todas as vezes.
Até mesmo em compromissos simples, tenho uma dificuldade tremenda em despedidas. Olho para um lado, ando um pouco, volto... Até não ter mais jeito e eu ter que ir embora. Pessoas que eu vi uma vez e senti grande admiração, outras que convivi por um tempo ou até durante grande parte da minha vida: se eu gosto delas, a falta que eu sinto está doendo em mim, nesse momento. Ontem percebi que, se eu me sinto desse jeito, preciso urgentemente me preparar. Em breve, me despedirei de mais ou menos noventa pessoas que eu gosto muito, e desde já isso dói bastante. Alguns que conheci este ano, outros que convivo desde 2007, mas eu vou sentir falta de todos. Muita. Vocês, meus alunos do nono ano, vão levar uma grande parte de mim, e eu ainda não sei como eu, que ensino muita coisa para muita gente, vou aprender a viver sem vocês.
Por isso, hoje eu escrevo esse texto e colocarei, abaixo, o nome de muitas pessoas que me fazem falta. Provavelmente, esquecerei de alguém, mas se lembrar eu acrescento. E a todos que levaram um pedaço de mim, só peço que cuidem bem dele e sejam muito felizes!

Isabel
Aldeide
Zeca
Toninho
Mara
Fabiana
Letícia
Lello
Reinaldo
Ronaldo
Gean
Débora
João "Português"
Vivi
Henrique
Hamilton
Oscar
Quésia
Leandro e Gabriel (meus alunos)
João e Diogo (alunos também)
Mônica e Grazi
Outros alunos cujos nomes não caberiam no blog.
Gustavos
Grazi e Kellen
Priscila
Michael Jackson
Renato Russo
Professoras Jucimara, Elita e Sylvia

Fazem-me tremenda falta...

5 comentários:

Unknown disse...

professora, eu amo demais você. Nossa, até parece que eu to puxando seu saco pra ganhar nota HAEUAE, ok, vamos mudar. Camila, eu amo você demais.. ano que vem eu nao vou aguentar nao te ver mais todos os dias e nem aprender portugues comendo bolo e tomando coca. Você marcou muito a minha vida e a de todos os outros alunos do nono b, pode ter certeza. adooooooro você professora *-*

Ana Luiza disse...

Que lindo professora, quero dizer que gosto muito de você como professora e pessoa (acho q digo isso por todos os seus alunos), suas aulas são muito legais, vou sentir muitas saudades ano q vem, mas quem disse q nós nunca mais vamos nos falar, quem sabe, depois se vc tiver umas curiosiades pra matar me avisa q eu do uma pesquisada eu gosto mesmo, e assim como a barbara falou, não estou puxando o saco n hehe, e tbm prof, apesar de n ser ano q vem, mas no ano seguinte ao q vem vc vai dar aula pro meu irmão(talvez).
Bjs prof agente se ve amanhã

Unknown disse...

pow fessora, valeu por tudo mesmo

tbm vou sentir sua falta, se vc precisar de qualquer coisa qualquer dia qualquer hora, pode contar comigo

valeu profª

beijo ate amanha

Hamilton disse...

O tempo passa e inevitavelmente a porra da vida vai nos empurrando para caminhos que nos afastam das pessoas queridas. Obrigado pela lembrança!

vihh. disse...

Você vai fazer falta também, sério...teremos que arranjar um jeito de "comer bolo e tomar coca" com você todo dia! Ah! não sei porque mas toda vez que essa frase "eu comi bolo e tomei coca" me vem a cabeça, eu lembro de revolução dos bichos, rs