quarta-feira, 1 de julho de 2009

Onde você gostaria de estar agora?

No ano passado, um simples comentário me fez ficar bem "cabreira".
Certo dia, bem cedo, eu estava indo trabalhar quando encontrei um amigo. Era um dia bonito, de céu claro. Eu perguntei se ele estava indo trabalhar, assim como eu. A resposta foi afirmativa, e ele concluiu com o seguinte comentário: "Mas se eu pudesse escolher, estaria com certeza em uma praia, pescando, curtindo o mar e o sol." Ok, comentário ingênuo e comum, mas depois disso, não consegui me concentrar em mais nada durante aquele dia.
Procurei, na minha cabeça, em que lugar eu gostaria de estar naquele momento e eu não elaborava uma resposta. Repassei passeios, países, viagens, pessoas e nada parecia completar, de forma tão espontânea e natural, o meu desejo para aquele dia.
Foi um choque! Como alguém (no caso, eu mesma!!!) não conseguia saber onde estaria se pudesse escolher?? Incluindo qualquer lugar do mundo??
O dia passou, mas a dúvida ficou. Um dia em Lisboa? Uma praia em Santa Catarina? Compras em um shopping nos EUA? Ou até mesmo a minha cama e meu quarto??? Nada... Nada parecia ser capaz de saciar alguma fome misteriosa da minha alma.
Por algum tempo, me senti estranha. Sem aspirações e desejos. Como se um dia bonito tivesse acabado com o meu sonho de ter sonhos... Até eu chegar no mês de julho!! Em julho do ano passado, eu descobri onde eu queria estar: em Paraty. E hoje, como primeiro dia desse mês e aniversário da minha viagem à FLIP, o assunto não poderia ser outro. Uma festa literária, com autores renomados, uma cidade histórica, linda... Pessoas cultas, livros, inteligência, cultura, literatura. Lá eu queria estar, Lá eu queria trabalhar. Num lugar desse, com um trabalho assim, pessoas assim, isso saciaria meu desejo.
Hoje começou a festa desse ano. Em 2008, vi, falei e respirei o mesmo ar que Inês Pedrosa (entreguei minha monografia para ela!!) e Pepetela. Esse ano, perderei o meu favorito, Lobo Antunes, mas a ideia perdida em mim já está retomada: eu sei onde eu queria estar, si do que gosto e, mesmo que seja estranho, prefiro um livro, debaixo de uma boa sombra, do que uma pescaria na praia.

Um comentário:

Unknown disse...

Estive por aqui em visita ao seu blog!! aprendi um pouco com os seus escritos!! Abraços Ademar!!