segunda-feira, 6 de julho de 2009

Jornada cinematográfica

Como é costume, as minhas férias mal acabaram de começar e eu já assisti a um bocado de filmes. Quero conseguir ver pelo menos um por dia, apesar de ter iniciado essa jornada cinematográfica com mais títulos do que o esperado.
Para acompanhar esse caminho, hoje vou escrever um pouco sobre os que vi ontem e hoje.
No post de ontem, comentei a respeito do "17 outra vez", portanto não preciso repetir. Um filme simples, com uma mensagem até interessante.
Depois, assisti "O lutador" e fiquei pensando a respeito do fracasso. A história é comovente por mostrar um lutador em decadência que não tem mais nada a oferecer e nem a perder. Como as coisas mudam, dependendo de que posição você ocupa na sociedade. Muitos perdem a cabeça pelo sucesso e nem se dão conta do quão perigoso isso é.
O filme me fez lembrar de uma parábola sobre o escorpião. Aquela história em que ele pede ajuda a um cágado para atravessar o rio e o cágado diz que não pode ajudá-lo, pois sabe que ele vai picá-lo no meio da água. O escorpião responde que nunca faria isso, já que se ele também acabaria morrendo se o cágado se afogasse. Diante dessa assertiva, o cágado resolveu levá-lo, mas no meio da travessia, o escorpião o pica. Enquanto afundam, o cágado ainda questiona o porquê dessa ação, visto que os dois morrerão. O escorpião responde que não tem como evitar, é a sua natureza. Ao assistir "O lutador", percebi que alguns traços característicos de cada um são tão fortes que, por mais que tentemos lutar contra eles, muitas vezes falharemos. Mesmo que isso signifique acabar com a nossa vida.
Outro filme que assisti ontem foi o espetacular "O menino do pijama listrado". Eu estava querendo vê-lo há um tempo, mas só agora resolvi colocá-lo. Não sei o porquê disso, mas se tivesse a mínima noção do quão boa era essa produção, com certeza já tinha aproveitado. A história do filme se passa na época da Segunda Guerra e mostra todo o conflito humano vivido ali, com uma poesia bem peculiar. Triste, perturbador... Lembrei-me muito da Marcella, com certeza um filme para ser mostrado na escola. Excelente, muito recomendado.
Hoje, a minha jornada começou com o grande vencedor do Oscar: "Quem quer ser um milionário?" Realmente, prêmios merecidos. Não há o que falar, só assistindo mesmo. Uma história de amor e determinação, preconceito e dor. Vale sentar e ver.
À tarde, andando pelo Gonzaga, não resisti e fui ao cinema. Tinham umas sete pessoas na sessão, fui a primeira a entrar na sala e, vejam só que falta de sorte, sentam-se duas pessoas próximas de mim que não pararam de falar o filme todo. Só comigo mesmo... Enfim, fui assistir "Budapeste". Amo o Chico Buarque e estava curiosa sobre esse filme. Realmente, uma boa narrativa com palavras envolventes, mas o que eu continuo não entendendo no cinema brasileiro é: qual a necessidade de haver tantas cenas de sexo explícito em qualquer filme? Fica apelativo demais e sai do contexto. Chego a ficar com vergonha... Sinceramente. Apesar disso, o filme é bom, mas não fiquei com um pingo de vontade de conhecer Budapeste. Pelo contrário.
O último do dia, pelo menos por enquanto, foi "Cachè". Também, estava curiosa para assistir há tempo. Filme francês... Começou por dois minutos na mesma cena. Quando achei que o filme tinha travado, percebi que era assim mesmo. Roteiro interessante. Gosto da Binoche. Mas o filme não faz o menor sentido. Quando pensei que as coisas começariam a se explicar, ele acaba. Simplesmente. Em um trecho que não era associado ao filme, nada. Só começam a passar os créditos e eu continuei assistindo, quem sabe não era parte de alguma surpresa do enredo? Nada. Acabou. Simples assim.
Não podemos acertar sempre, mas o balanço da minha jornada cinematográfica está positivo, todos valeram a pena ser vistos, apesar dos pesares. Amanhã eu continuo... E viva a sétima arte!

3 comentários:

Ana Luiza disse...

hehe, realmente, comenterios enormes, mas enfim o filme "o menino do pijama listrado" outro dia estava passando na tv la no telecine cult, eu peguei já no final, mas parece realmente ser bom e o Espaço Unibanco eu já fui hoje só que n assisti budapeste, fui ver a era do gelo 3, com a minha mãe e meu irmão, quendo estava lá lembrei de vc^^^.

Como vc pode perceber(espero) tenho comentado bastante, tudo pq eu escrevi naquela ultima atividade dada em aula q eu iria comentar no seu blog, portanto aqui estou eu, mostrando minha fidelidade como aluna^^ e tbm sendo fiel as minhas palavras(nossa é incrível como eu detalho coisas sem importancia nenhuma)

Unknown disse...

Assim que eu gosto!!
POooooooonto poooooooooositivo!!!
Heheheh

Ana Luiza disse...

Agora quem se lembrou da Marcella fui eu com esse ponto positivo heheh