domingo, 5 de julho de 2009

O que você tem feito a si mesmo?

Hoje, como passei mal o dia todo, não sai da cama. Por isso, aproveitei para assistir a alguns filmes e seriados, coisa aliás que adoro fazer!
Um dos filmes ao qual assisti hoje foi "17 outra vez". (É, esse mesmo, do ator do HSM... Acho que estou andando muito com adolescentes...) Conforme o esperado, filme estilo Sessão da tarde: roteiro previsível, acaba tudo bem e mostra uma moral. Sem surpresas.
Apesar disso, o filme me fez pensar a respeito de uma opinião que eu tenho sobre a culpa. Nós contumamos responsabilizar outras pessoas pelo que nos acontece. Se eu não consigo arrumar um emprego decente, digo que a culpa é da economia. Sou nervosa, a culpa é da minha mãe que agia assim, sou exigente comigo mesma, foi meu pai que era muito severo... A tendência do ser humano é encontrar culpados, sempre. E que não seja si mesmo, claro.
Que bom seria se isso fosse verdade... A culpa é sempre nossa!! Sempre! Nós tomamos decisões e seguimos caminhos com base no que acreditamos. Ninguém é culpado, a não ser nós mesmos. Sartre disse que o inferno são os outros. Acho que o nosso inferno somos nós mesmos e a culpa que carregamos. Não importa o quão diferente, difícil ou inadequada foi a sua vida, mas você tomou suas decisões. Afinal de contas, esse é o sentido de ser livre, não é mesmo? Ou pelo menos a aparente liberdade que nós temos.
Quando estou trabalhando, uma situação recorrente sempre me faz pensar nisso. Eu proponho uma atividade, explico, falo o valor que ela terá, e no final alguém me pergunta: "É obrigado a fazer?" Detesto essa pergunta, mas a resposta é sempre a mesma: "Não." O diálogo continua: "O que acontece se eu não fizer?" "Você não terá nota." "Então é obrigado." "Não, você pode optar por não fazer e não ter nota. Nada é obrigado."
Somos consequencia de nossos atos e escolhas. Apesar de ser confortável pensar desse jeito, devemos olhar no espelho e perceber que não foi a escola, nem meus pais, nem o governo, nem o namorado que fizeram isso com você. Foram suas escolhas, sua responsabilidade.
O que você tem feito a si mesmo?

2 comentários:

Ana Luiza disse...

Não sei muito bem o que eu tenho feito a mim mesma, mas gostei muito do texto, ta bem legal. Outro dia (ontem) estava lendo um livro e teve uma parte que falava justamente sobre isso, de como o ser humano tem essa mania de por a culpa nos outros e de tbm fazer drama de tudo que ocorre, muita gente acha que n é responsavel por nada e vive pondo a culpa nos outros, mas enfim é não tenho conclusão, e nem precisa ter, não é uma redação, apesar que eu exagerei no tamanho desse comentério, mas deixa.

Unknown disse...

Hehehhe
ainda bem que tenho alunas fiéis para me deixar comentários enormes!!
Vamos no Espaço Unibanco?
Bjs