segunda-feira, 13 de abril de 2015

Retrato?

Sempre me incomodou o poema Retrato, de Cecília Meireles. Achava que ele era supervalorizado, muitas pessoas gostavam e faziam dele uma ode de suas vidas. Considerava um exagero! Doze versos simples e uma mensagem meio batida. Até que eu envelheci... E compreendi a grandeza da sua mensagem. Somos hoje fruto de nossas escolhas, mas no meio do caminho deixamos escorrer sonhos por nossos dedos... E não os recuperamos. Utilizamos mais o futuro do pretérito do que o futuro do presente, e como isso assusta! As decisões enfrentam diversos obstáculos, alguns reais, outros imaginários, e tudo perde sua simplicidade. Há dias não me olhava no espelho. Esse objeto, antes apreciado, hoje já é um mero coadjuvante na minha casa e na minha vida. E quando me olho, eu vejo outra pessoa. Por mais que eu queira ser criativa e pensar de maneira diferente dos demais, só consigo ouvir as palavras que ecoam na minha mente:
"- Em que espelho ficou perdida
a minha face?"

Nenhum comentário: