domingo, 14 de julho de 2013

Amamentar ou não? Nunca foi a questão...

Há tempos quero escrever sobre isso e nunca consigo. Nem sei se conseguirei hoje, mas preciso tentar.
Quando descobri que estava grávida, comecei a ler e a pesquisar sobre tudo! Além disso, passei a perguntar metas coisas a diversas mães que eu conhecia. Muitas diziam que o parto (fator de pânico desde o inicio) era o de menos comparado à amamentação. E eu comecei a ficar preocupada. Quanto mais eu ouvia, mais eu me apavorava. Fiz tudo o que me mandaram: esfolei meu seio com bucha vegetal, puxava o bico e torcia, passei pomadas preparatórias, comprei e usei concha para formar o bico, tomei sol, entrei em grupos do Facebook (muito bom, aliás! Chama-se Aleitammento Materno Solidário)... Tudo! Eu estava com muito medo!
Na maternidade, assim que o Henrique chegou para a primeira mamada, a enfermeira veio junto para orientar. E me apavorar um pouco mais!!! Disse que o bico do meu seio era muito claro, que ia machucar com certeza, e que era melhor eu já começar a passar outra pomada. Também disse que ele tinha que mamar de 30 a 40 minutos a cada três horas. Mais medo... Pedi para comprar a pomada no mesmo dia e já passei. Comecei a anotar (!!!) toda a hora que começava e terminava cada mamada, assim como o intervalo entre elas. Assisti a vídeos no YouTube que diziam ser necessário que o bebê abocanha-se toda a auréola do seio, para que não houvesse dor. E eu não conseguia fazer isso... Bom, acho que todas as mulheres que já foram mães conhecem esses sentimentos. Mas o que algumas mães me falaram e eu não dei atenção, foi o mais importante: amamentar é bom pra caramba!!! Hoje, depois de quase nove meses de amamentação, tudo o que me encucava parece pequeno... Só de ver a carinha do Henrique depois de mamar, sentir sua mãozinha na minha enquanto está tomando seu leitinho, ou fazendo carinho... Faz tudo valer a pena, até as noites sem dormir (que ainda continuam). Agora ele já tem dentes, e sim... Já me deu umas mordidinhas... Dói! Próxima etapa começando... E eu já penso o quanto eu vou sofrer quando acabar (espero que demore um pouco)...

Um comentário:

carvalhopereira disse...

Nossa, Cá, amamentar é uma delícia. Muito mais do que a dor de amamentar, é a dor de parar de amamentar. Até hj eu sinto uma tristeza por a Lucille ter largado o peito...ainda sinto uma sensação de fracasso. Eu frequentei aula com uma enfermeira especializada em amamentação, li tudo que achei a respeito, pedia ajuda pro meu GO, pra pediatra e infelizmente não teve jeito. Aproveita que essa é a melhor interação de mae e bebe!!!